Chaminé Algarvia



Cilíndricas, quadradas ou rectangulares, simples ou elaboradas, as chaminés algarvias são um símbolo da região e uma prova da influência de cinco séculos de ocupação árabe.


No Algarve não se construíam duas chaminés iguais, porque os motivos decorativos dependiam sempre dos dias de construção, do prestígio, da vaidade e das posses do proprietário.

" Quantos dias quer de chaminé ? " era a pergunta que o mestre pedreiro fazia ao proprietário da casa antes de construir a chaminé. De facto, o seu preço calculava-se pelo tempo que demorava a erguer. Quanto mais elaborado era o seu desenho, mais cara ficava. É por essa razão que as chaminés algarvias têm formas tão distintas umas das outras.

Mais do que pura utilidade, as chaminés algarvias desempenhavam um papel ornamental, sendo prova disso a presença de duas chaminés nas casas de campo, numa região em que as condições climatéricas pouco o justificam. A chaminé de uso e também a mais simples e mais funcional ficava situada na casa do forno, onde era costume fazer as refeições, enquanto a chaminé rendilhada, mais pequena e personificada, ocupava um lugar de destaque na cozinha da própria casa.


Na maior parte das vezes passamos por elas sem as ver mas, elas estão lá..em casas antigas ou modernas, numa multiplicidade e beleza que vale a pena registar...basta olharmos...com mais tempo e atenção.

















0 comentários:

Enviar um comentário