O "Cubismo" de Olhão

As casas quadradas caiadas de branco, com terraços planos de inspiração árabe e platibandas debruadas a cinzento e azul, são uma característica da cidade de Olhão. 
A cidade é apelidada de cubista devido às construções em forma de cubos sobrepostos, datados do século XVIII, que se encaixam por entre as ruas apertadas e sinuosas de cariz marcadamente islâmico.
Um património arquitectónico caracterizado pela geometria das habitações, encimadas por açoteias, mirantes, contramirantes, torres e varandas.
A açoteia, frequente no litoral algarvio, mas predominante em Olhão, corresponde à procura das vistas largas, mas também à necessidade de um espaço livre e privado, onde se seca a fruta e o peixe, onde se criam as galinhas e onde se encontra o descanso nas noites quentes do Verão. Terraços com chão de tijoleira fresca que substituem os telhados, dando a ilusão de um emaranhado de cubos brancos.
Os rendimentos da pesca deram resultado e em 1790 todos os casebres de madeira onde moravam os pescadores tinham sido transformados em casas quadradas, com chaminés rendilhadas e açoteias no lugar dos telhados.


0 comentários:

Enviar um comentário