Telhados de Tesoura

Os telhados de tesoura ou de quatro águas são a imagem de marca da cidade de Tavira, cuja arquitectura se caracteriza por estas coberturas de forte influência oriental. Um pormenor arquitectónico que tradicionalmente também existia em Faro, mas que actualmente já só persiste em três bairros históricos desta cidade.
Os telhados de quatro águas permitem aumentar a circulação de ar nas habitações, tornando-as mais frescas de Verão e isolando o frio no Inverno. Apresentam-se em forma de pirâmide quadrangular, com uma inclinação bastante acentuada, cobertos de telha de canudo e beiral revirado.

Estes curiosos telhados que ornamentam as apalaçadas casas da antiga cidade aristocrata de Tavira, são também chamados telhados de tesoura, nome inspirado na armação de madeira em que assentam, que se abre em ângulo, como uma tesoura, sobre as paredes-mestras de alvenaria.
Os múltiplos telhados de tesoura são constituídos por pequenos telhados de quatro águas, justapostos e alinhados ao longo da fachada, correspondendo cada um a uma divisão da casa. Um aspecto curioso que permite saber, a quem está do lado de fora, quantas dependências tem a habitação, bastando, para isso, contar as pirâmides.



0 comentários:

Enviar um comentário